Sonia Tucherman

Minha mãe Liba Perelman tem 89 anos e padece de demência e mal de Alzheimer.
Visitei o Bem Estar e achei que era o local ideal, pela limpeza e pelos cuidados, para tratar da minha mãe.

Sônia Tucherman conta como foi seu processo de escolha pelo Froien Farain para cuidar da mãe com Alzheimer.

Quando decidir pela institucionalização do seu familiar idoso?

É sempre difícil e doloroso o processo de decisão de colocar um familiar idoso sob cuidados especializados, ainda mais quando essa pessoa é o próprio pai, mãe, avô ou avó que, por anos, cuidou de nós com todo amor e vitalidade.

Na maioria dos casos é possível administrar a convivência com familiares idosos em casa, desde que tenham saúde física e mental para manter a autonomia e o controle da própria vida.Mas, e quando lhes faltam essas condições?

À primeira vista nossa cultura nos julga como se a escolha pela institucionalização fosse uma atitude de ingratidão ou algo inaceitável. O simples fato de cogitar a hipótese já nos enche de culpa e emoções contraditórias.

No entanto, em algumas situações, a realidade simplesmente se impõe e a família se vê diante desse dilema.

Aqui no Froien Farain nós cuidamos de idosos há muitos anos e estamos habituados a acolher suas famílias durante todo o processo.

Hoje trouxemos a história da Sônia Tucherman que, generosamente, compartilhou conosco sua experiência.

Sua mãe, dona Liba Perelmann, mora conosco no Residencial desde o início do ano. A ‘hora da verdade’ chegou para Sônia quando quando viu a mãe inerte sobre a cama, após 2 anos lutando contra o Alzheimer. Foi ali que ela decidiu trazer dona Liba para o Froien Farain, pois era o melhor que ela podia fazer pela mãe naquele momento.

Os resultados tem sido muito satisfatórios. Hoje com 89 anos, após cinco meses vivendo conosco, dona Liba recuperou movimentos, autonomia e habilidades de comunicação. Estar num ambiente apropriado para a socialização nessa fase da vida, aliado ao atendimento em tempo integral com profissionais capacitados faz toda a diferença na qualidade de vida dos idosos, principalmente daqueles com alto grau de comprometimento físico e cognitivo.

Assista no vídeo e confira você mesmo.

One thought on “Sonia Tucherman

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *