Desabilitar Preloader

Notícias

Receba Novidades

Estimule práticas prazerosas ao idoso

2020-11-02

Dicas

O prazer experimentado ao se envolver em atividades é fator fundamental para o bem-estar do idoso.

A maioria das pessoas, antes de chegar à velhice, levaram vidas ativas com rotinas de afazeres domésticos, profissionais ou esportivos.

Ao se tornarem idosos, eles acabam absorvendo o estigma de que, na terceira idade, não há muita coisa a se fazer ou realizar. Esta percepção acaba colocando-os numa “zona de conforto”, onde não há justificativa para o prazer.

Passatempos na rotina dos mais velhos, além de favorecer a qualidade de vida e o humor, trazem benefícios como melhoria da concentração, da coordenação motora e da agilidade das capacidades cognitivas.

Estudos mostram que a prática de atividades agradáveis atua como variável mediadora na prevenção e superação de desordens psicológicas, ajuda a lidar com os efeitos negativos de perda de funcionalidade, viuvez e pouco contato familiar.

A família exerce um papel essencial nesta questão. É fundamental que parentes ou cuidadores estimulem e promovam tais momentos de lazer para que os idosos se sintam acolhidos e incentivados.

É importante ressaltar, porém, que a atividade seja bem recebida e divertida para o praticante. Nada de forçá-lo a algo que não dê prazer para ele(a), ou não esteja de acordo com a sua condição cognitiva, física ou mental.

No Froien Farain nós incentivamos a prática de atividades agradáveis diariamente, sempre com o objetivo de manter o bem-estar dos idosos. Acompanhe algumas dessas atividades em nossas mídias sociais.

Veja algumas dicas de atividades de lazer que podem ser adaptadas à rotina dos idosos e seus benefícios:

- Ler livros e revistas
Benefícios: ajudam a aguçar a imaginação e a criatividade;

- Dançar e simular peças teatrais
Benefícios: promove momentos divertidos, além de externalizar emoções;

- Caminhar
Benefícios: auxilia na respiração, aumento da disposição e redução do estresse. Ótima atividade para tempos de Covid.

- Jogar baralho, palavra-cruzada, jogos de tabuleiros, dominó, jogo da memória entre outros jogos interativos
Benefícios: Exercita a mente e as funções cognitivas, ajudando a evitar o aparecimento de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.