Desabilitar Preloader

Notícias

Receba Novidades

Atividade física e o envelhecimento

2020-11-09

Dicas

O dia de atividades físicas coletivas no Froien Farain é de muita animação entre os moradores.

A relação entre atividade física, saúde, qualidade de vida e envelhecimento sempre foi muito falada e atualmente é praticamente um consenso entre os profissionais da área da saúde que a atividade física é um fator determinante no sucesso do processo do envelhecimento.

Por isso, uma vez por semana nossos residentes se reúnem em uma aula em conjunto para praticarem exercícios físicos. Essa rotina deixa eles sempre animados e bem dispostos para encarar as atividades que, apesar de simples, são importantes e ajudam bastante na capacidade de equilíbrio do idoso, na saúde mental, aumento da longevidade, além de prevenir doenças cardíacas, vasculares, osteoporose, depressão entre outros.

Procuro avaliar os participantes previamente e indicar as atividades físicas específicas, porém existem exercícios que podem e devem ser realizados pela maioria dos idosos.

Algumas opções de exercícios que fazemos com os idosos no Froien Farain e que pode também ajudar você:

ALONGAMENTO SIMPLES

Tem por objetivo deixar sua pele mais elástica e manter a força de seus músculos, além de facilitar a movimentação de suas articulações;

Sentado em uma cadeira ou de pé, estica-se os braços para cima mantendo o cotovelo esticado;

Braço parado e esticado ao longo do seu corpo. Já com o braço esticado, ele deve levantar o braço para cima, fazendo o movimento que indique estar abrindo e fechando o braço.

Sentado, deve abrir e fechar as pernas, encostando e afastando um joelho do outro;

Abrir e fechar os dedos das mãos e abrir e fechar as mãos.

Mover as mãos para cima e para baixo, de um lado para o outro.

Encostar a mão no ombro por três vezes seguidas, repetindo o exercício com cada braço.

Depois, o idoso pode fazer um movimento de rotação com seu ombro, simulando o desenho de um grande círculo na parede.

EXERCÍCIOS RESPIRATÓRIOS

Colocar as mãos sobre a barriga e inspirar de forma muito tranquila, observando assim os movimentos feitos por sua própria mão. Enquanto isso, ele inspira profundamente e solta o ar devagar, por cinco vezes.

Ao levantar os braços, o idoso deve inspirar profundamente, soltando o ar ao abaixar os braços. Depois, esticar os braços para a frente, encostando as mãos das mãos uma na outra.

Depois, inspire profundamente quando abre seus braços em formato de cruz.
Agora, é soltar o ar enquanto fecha seus braços, encostando novamente as palmas as das mãos.

Encher pela metade uma garrafa com um litro e meio de água, colocando também um canudinho. O exercício é inspirar profundamente e soltar o ar no canudinho.

Lembretes importantes:
Os exercícios devem ser realizados em chão plano, sem tapetes ou outros objetos que possam favorecer acidentes e quedas;
É importante que o treino seja feito uma ou duas horas após o idoso ter se alimentado.

Andréa Borer