O Froien Farain

O Froien Farain é a entidade judaica mais antiga do RJ, desenvolvendo atividades assistenciais há 100 anos.

Em 1923, um grupo de senhoras fundou a Sociedade Beneficente das Damas Israelitas do Rio de Janeiro – Froien Farain, uma das mais tradicionais instituições judaicas e célula-mater de várias entidades filantrópicas vinculadas à comunidade judaica, com a missão de promover justiça social segundo o preceito da tzedaká. De início, elas prestaram assistência aos imigrantes europeus, ajudando-os a encontrar moradia e trabalho, além de fornecer-lhes alimentos, roupas e medicamentos.

Percebendo o desespero daqueles que chegavam ao Rio de Janeiro, fugidos do nazismo, despossuídos de bens materiais, laços de família e absoluta falta de referência no país, as Damas Israelitas tomaram a iniciativa de prover as suas necessidades básicas, inserindo cada um na sociedade brasileira.

Ao longo de todos esses anos, o Froien Farain se reinventou constantemente a fim de continuar contribuindo para um mundo mais igualitário. Atualmente, o Froien Farain continua amparando os menos favorecidos da comunidade carioca, em especial as pessoas idosas com comprometimento cognitivo-funcional.

Além de prestar serviços assistenciais, o Froien Farain mantém na Tijuca o Bem-Estar – Lar Israelita de Cuidado ao Idoso, uma casa de excelência para Residência Permanente ou Temporária (para internação provisória e recuperação) de pessoas idosas.

É uma entidade muito respeitada na sociedade por sua ética e prestação de assistência aos carentes, em especial às pessoas idosas fragilizadas. Tecnicamente, o reconhecimento é demonstrado pela concessão dos certificados de utilidade pública em nível municipal, estadual e federal, além do registro na ANVISA.

O Froien Farain conta com mais de cem profissionais dedicados à causa do trabalho social, entre funcionários (equipe de apoio gerencial, administrativo, financeiro, limpeza, cozinha, lavanderia, estoques e recepção), membros da Diretoria, equipe de voluntários e profissionais de Saúde.

Como uma entidade beneficente, o Froien Farain obtém recursos para desenvolver as suas atividades assistenciais por meio das contribuições dos associados, da renda de eventos beneficentes, das vendas do Bazar, de doações pontuais e das campanhas de financiamento coletivo.

SEJA AMIGO(A) DO FROIEN FARAIN

Missão, visão e valores

Conheça as bases de nossa conduta e os princípios fundamentais que norteiam o trabalho da instituição:

Missão

Prover assistência social com dignidade e eficácia a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Visão

Ser uma instituição reconhecida pela capacidade de atender às demandas de nossa sociedade, praticando a justiça social, fundamento da ética judaica.

Valores

  • Tsedaká (justiça social)
  • Respeito ao próximo
  • Respeito à diversidade
  • Profissionalismo
  • Responsabilidade
  • Dignidade
  • Acolhimento