Desabilitar Preloader

Notícias

Receba Novidades

O Froien Farain e a imigração judaica

2023-03-18

Nossa História

Por Sarita Schaffel

Reconhecendo a contribuição dos judeus na formação da cultura brasileira, o Deputado Federal Marcelo Itagiba, em 2008, consagrou 18 de março, como o Dia Nacional da Imigração Judaica.

A história da imigração judaica no Rio de Janeiro foi construída pelas mãos das mulheres fundadoras do Froien Farain. Foram elas, que percebendo o desespero daqueles que chegavam ao Rio de Janeiro, fugidos do nazismo, despossuídos de bens materiais, laços de família e absoluta falta de referência no país, tomaram a iniciativa de prover suas necessidades básicas, inserindo cada um na sociedade brasileira.

É uma história que já completou 100 anos e continua mais viva do que nunca em seu trabalho assistencial pelos carentes de nossa comunidade. O acolhimento e o respeito ao outro sempre fez parte do ideário de gerações de mulheres judias, voluntárias, que trabalham pelo Froien Farain.

O atendimento às novas demandas por preservar a dignidade dos nossos assistidos, dos dias de hoje, se constitui no desafio de nossa instituição.

Sempre baseadas em princípios éticos de nossa torá, comemoramos os nossos primeiros 100 anos homenageando os primeiros imigrantes que confiaram em nosso trabalho e que nos deram força para continuar na luta por um mundo melhor para todos.